030218 go Caminhões Goiás Sinalizado 1024x667

O Detran Goiás adquiriu três caminhões de pintura viária para intensificar os trabalhos do ‘Goiás Sinalizado’, que leva sinalização aos municípios goianos. Foram investidos R$ 1,9 milhão na aquisição e adaptação dos três veículos.

 

Foram investidos R$ 1,9 milhão na aquisição e adaptação de três caminhões de pintura viária para intensificar os trabalhos do Goiás Sinalizado

Com o reforço, a autarquia passa a contar com seis unidades de sinalização e poderá atender inicialmente 68 municípios. Outras 85 cidades serão contempladas em um segundo momento, totalizando 153 comunidades atendidas em 2018. Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a meta é intensificar os trabalhos até o final do ano, implantando sinalização de qualidade de forma a contribuir para a segurança e fluidez do trânsito. A ação busca organizar o fluxo de circulação, reduzir os conflitos, e, especialmente, promover a segurança viária.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização de trânsito no perímetro urbano é de competência dos municípios. Para Manoel, se faz necessária a soma de esforços entre as diversas esferas do poder público para promover a segurança viária. “A sinalização é parte essencial, pois ela comunica ao usuário das vias as normas de circulação, bem como os alerta para as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na pista. Assim, ela organiza o fluxo, dirime conflitos e reduz significativamente os riscos de acidentes”, ponderou o presidente.

Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, com o objetivo de oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Nos últimos dois anos, foram atendidos 94 municípios com a instalação de 8.633 placas e implantação de 120 mil metros quadrados de sinalização horizontal.

 

Goiás Mais, 03 fevereiro 2018

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques