160617 es rodovia

O feriado de Corpus Christi começa nesta quinta-feira (15) e, para alguns, segue até o domingo (18). Quem pretende fazer as malas e pegar a estrada para aproveitar o feriado deve ficar atento às medidas de segurança,

fazer a revisão do veículo e conferir se a documentação está em dia. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) preparou orientações para os cuidados que todo condutor deve ter para ir tranquilamente até o seu destino e voltar para casa com segurança.

Antes da viagem, o motorista deve conferir a manutenção do veículo para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. É importante checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel.

O condutor deve verificar, ainda, se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.

Os dispositivos de segurança como cintos de segurança, devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. Caso estejam com crianças de até sete anos e meio de idade, é necessário transportá-las em cadeiras adequadas para cada faixa etária.

O motorista também deve conferir se a sua documentação e a do veículo estão em ordem. Ao dirigir, todos os condutores têm de estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e em situação regular e o documento de licenciamento em dia em mãos, já que são documentos de porte obrigatório.

Para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito, durante a viagem, o condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres.

“Seja numa viagem mais longa ou num passeio mais curto, o condutor deve obedecer à legislação e ser prudente na condução do veículo, sem exceder o limite de velocidade nem fazer ultrapassagens indevidas. As crianças pequenas merecem atenção especial e só podem ser transportadas em cadeiras adequadas para sua faixa etária. Além disso, os pais devem ser exemplos, usando cinto de segurança em qualquer assento do veículo, seja ele de motorista ou passageiro. A preocupação não deve ser com a multa, mas sim com a segurança de todos os que estão no veículo”, explicou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES, José Eduardo de Souza Oliveira.

Ele destaca, ainda, que ao dirigir o motorista deve manter toda a atenção no trânsito. Por isso, nunca deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Além disso, quem quiser ingerir bebida alcoólica, independente da quantidade, deve passar a direção para outra pessoa que não vai beber. “Ao dirigir sob efeito do álcool, o motorista coloca em risco a sua própria vida, a segurança dos caronas que estiverem junto com ele e, também, de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando”, disse.

Detran ES,  junho 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques