090817 to ViewImage

Respeite o pedestre - Ascom AND

O Dia do Pedestre é comemorado no dia 8 de agosto. É uma data que deve ser lembrada principalmente pelo cuidado em que os motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e que divide o espaço nas ruas.

O pedestre precisa ficar sempre atento aos seus direitos e deveres. No trânsito, não só o condutor precisa ter respeito. O pedestre também precisa cumprir com as regras e respeitar os condutores de veículos. Desta forma, ambos os lados serão beneficiados.

Um trânsito seguro é responsabilidade de todos nós! A Associação Nacional dos Detrans (AND) parabeniza todos os pedestres que cumprem com seu dever e contribuem para um trânsito mais humano.

Dicas de segurança para os pedestres no trânsito

– O trânsito é um ambiente coletivo, mantenha-se atento aos demais partícipes. Nas ruas, o maior sempre deve cuidar do menor, mas não significa que os menores não tenham responsabilidades. Os ônibus e caminhões cuidam dos carros, que cuidam das motos e bicicletas. E todos cuidam do pedestre, que também deve cuidar de si mesmo.

– Preste atenção no trânsito, evite o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música enquanto atravessa uma rua, por exemplo, impede que se ouça a buzina de um carro. Olhar para o celular pode fazer que você não veja uma moto durante uma conversão ou tantas situações comuns que poderiam ser evitadas.

– Olhe bem para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e que você esteja na faixa de pedestres. Tenha certeza que o motorista está vendo você. Atravesse sempre na faixa e respeite a sinalização, mas nunca deixe de conferir se o motorista ou motociclista percebeu seu movimento.

– Use sempre a faixa ou passarela e, se não for possível, procure um trecho de onde possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da via. Nos pontos sem faixa de pedestre, passarela, ou sinalização específica, busque alternativas seguras.

– Não passe pelo meio dos carros parados no semáforo e evite passar por trás de ônibus, bancas de jornal ou qualquer outro empecilho que dificulte a visão de quem estiver dirigindo. Na cidade, a maior parte dos atropelamentos resulta em ferimentos.

– Respeite a sinalização e ande sempre pela calçada. Não tenha pressa no trânsito.

 

AND 09 agosto 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques